Ramble Sounds

Music that Rambles on and on…

PJ Harvey – Let England Shake

PJ Harvey - Let England Shake
4/54/54/54/54/5

Bom, pra estrear o blog, vou começar com o novo disco da consagradíssima PJ Harvey, “Let England Shake”. Essa escolha se deu por dois motivos principais: quero me concentrar em escrever sobre álbuns lançados recentemente; eu normalmente gosto da PJ e queria começar com chave de ouro.

Let England Shake tem alguns fatos interessantes por trás. Como ela ter gasto cerca de dois anos e meio para escrevê-lo e gravá-lo. Foi a primeira vez que ela tocou saxofone em um disco. Foi gravado em uma igreja na Holanda. Mas, o mais notável é a diferença na sua voz e o perfil sério, e até político, de muitas das suas letras.

Segundo Polly Jean, ela começou escrevendo as letras antes das músicas, se inspirando em poesias de Harold Pinter e T.S. Eliot. Além de Salvador Dalí e Francisco Goya, e músicas do The Doors e The Velvet Underground, entre outras influências. Com isso, conforme as músicas e arranjos foram sendo escritos, ela sentiu que aquela sua voz, tradicionalmente forte e madura (até sexy), deixava tudo muito artificial e “errado”. Daí, vem esse novo estilo, mais suave e contido.

Essa “nova” voz funciona. O disco todo funciona. Os arranjos são, em sua maioria, perfeitos (mesmo!). Algumas músicas tem melodias lindas. Quase todas as letras são bastante densas, sendo que muitas falam de guerras. Não somente “falam” de guerras, as letras são realmente um dos maiores atrativos aqui. Mas, mesmo assim, em alguns momentos senti saudade daquela voz. Principalmente na música “Bitter Branches”, que é, provavelmente, a mais “nervosa” de todo o disco. E também uma das melhores.

No todo, PJ Harvey acerta a mão (e a voz) mais uma vez. Mostrando toda sua maturidade musical e artística, ela sai do seu lugar comum e experimenta coisas fora da sua zona de conforto. E faz isso com muito sucesso. Não quero exagerar, mas Let England Shake provavelmente será considerado um dos melhores da cantora no futuro.


Ouça “Let England Shake” e “Bitter Branches” no Youtube.

Revisado por Petit Gabi.

f.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: